30 de jun. de 2011

A diversidade das artes plásticas na PB, por Célia Leal

O concorrido Samap recebeu mais de 300 obras em sua 12a edição

O que podemos chamar de ousado, moderno, novo, diferente, estranho, irreverente ou mesmo chocante no campo das artes plásticas será mostrado ao público paraibano entre os meses de maio e junho. É a décima segunda edição do Salão Municipal de Artes Plásticas – Samap, que este ano contou com uma curadoria apurada e criteriosa assinada pelo pernambucano Paulo Bruscky, artista multimídia, que prioriza as pesquisas experimentais e a experiente curadora carioca Luíza Interlenghi, mestra em História da Arte pela PUC(RJ) e autora de diversos artigos publicados sobre a temática que domina.

Essa preocupação da Fundação Cultural de João Pessoa-Funjope credencia os organizadores e demonstra seriedade na seleção dos 33 trabalhos escolhidos entre os mais de 300 inscritos incluindo cerca de 10 representações de diversos estados brasileiros. Cada artista trouxe sua expressão e conceito de arte revelado na sua técnica seja em colagem, desenho, fotografia, infogravura, instalações, intervenção urbana, performances, pinturas, vídeos e xilogravuras.

Quem ganha com essa diversidade de expressões artísticas é o povo pessoense e, por que não dizer, brasileiro, que vai poder interagir e viajar no mundo das artes modernas, neste salão municipal.Com a Funjope e a Funarte juntas nesse processo seletivo, o Samap a cada ano ganha força e tem se credenciado, nesta área, como um dos principais e mais importantes eventos de artes plásticas na capital paraibana. Não é à toa que todo ano novos talentos são revelados, cada um com a sua particularidade, seu olhar, na hora de criar. O Samap tem sim, se revelado a porta de entrada e saída de uma nova produção que se consagra anualmente.

Entre as novas revelações do 12° Samap estão Adriano Barreto, Alena Sá, Aline Alves Nakamura, Bárbara Rodrigues, Beth da Mata, Bruno Vieira, Camila Mello, Camilla Rodrigues Marangão, Carlos Oliveira, Cledinaldo Alves, Coletivo Casa de Marimbondo, Constança Lucas, Cristina Carvalho, Daniella Broseghini, Flávia H. Yur, Francc Neto, Gabriel Bechara, Isidoro Cavalcanti, Jaime Laureano Neto, Jean Sartaf, Junior Pimenta, Karina Veloso Uchoa, Lilia Tandaya, Lucia Gomes, Marcela Tiboni, Marco Antonio Soares da Costa (Marcantonio), Marília Souza Santos, Martinho Campos, Pedro Eduardo Di Pietro, Renato Amui Palis, Ricardo Peixoto, Rogério Silva, Sidney Azevedo e Vinícius Cortez de Souza Dantas.

CÉLIA LEAL
Célia Leal - Jornalista e Relações Publicas, graduada pela UFPB. Como repórter durante 15 anos, foi premiada algumas vezes. Já tendo atuado com destaque nos jornais A União, Correio da Paraíba e O Norte, além ter assessorado vários sindicatos, políticos e ONG,s. Também foi produtora e editora da Revista Mosaico, redatora do Portal Correio e do telejornal Cidade Revista.

http://paraibanews.com/author/celia
jornalista.celialeal@hotmail.com

Nenhum comentário: