27 de ago. de 2008

EDINALDO GONZAGA ARTISTA PLÁSTICO PARAIBANO - HISTÓRICO

RETROSPECTO PROFISSIONAL

Edinaldo Gonzaga de Souza, ou ODLANIDE, como assina suas telas, nasceu em João Pessoa-PB, a 05 de outubro de 1949. Estudou Publicidade e Propaganda na Sociedade Brasileira de Belas-Artes - RJ e fez curso de Estilista e Modelagem com especialização na Itália. Durante o tempo em que permaneceu no rio de janeiro, desenvolveu intensa atividade nas artes plásticas. Integrou o primeiro grupo de artistas que inaugurou a Feira Colonial, na Praça XV, em 1978, e três anos depois, transferido para a Feira de Ipanema, tendo sido o Feirante n° 1, conviveu com artistas como Waldir Granado, Glauco Chaves, A. Flavoni, David da Costa, H. Natividade, entre outros.

Com seu estilo de fortes raízes regionais adaptado ao gênero surrealista, ODLANIDE conquistou o interesse de apreciadores e colecionadores de vários países que o visita freqüentemente, difundindo seus trabalhos por diversas regiões do mundo.

Reincorporado à sua terra natal, voltou ao Rio de Janeiro junto com um grupo de artistas, representando todos os Estados do Brasil, para expor no Museu de Arte Moderna durante a Eco-92.
Em ocasiões oportunas, realizou exposições em Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Brasília-DF, Curitiba-PR e Caxambu-MG.


UMA RELEITURA DOS TEMAS SOCIAIS

ODLANIDE consegue expressar com brandura e lirismo, através da pintura, temas sociais que por si só carregam o estigma de serem tratados à luz da tristeza e da miséria, Assim ele retrata seus personagens regionais, como ‘O Vendedor de Coco’, ‘O Pescador’, ‘O Vendedor de Cajú’, ‘O Cortador de Cana’, ‘O Agricultor’, ‘A Batedora de Pilão’, ‘A Família de Agricultores’ e tantas outras que, na releitura desse belo artista paraibano, aparecem redimensionadas pelo contraste de cores e pela dignidade dos trajes e da aparência de seres sacrificados, mas saudáveis, felizes e que são capazes de viver firmes na terra.

Esta nova fase na pintura de ODLANIDE revela um figurativismo de fortes raízes regionais, cuja técnica, de pinceladas densas, realça o desenho e o brilho das cores; por outro lado também viaja no inconsciente do gênero surrealista, escola a qual o artista se apaixonou desde os tempos em que expôs pela primeira vez. Autodidata, desenvolveu obras em nanquim sobre papel (pontilhistas), aquarela, pasteis, pirogravura sobre couro e madeira, óleo sobre vários suportes.

ODLANIDE é um artista que reflete a inquietação da época em que vive, preocupado sempre em evoluir e transformar suas telas em um misto de sua própria história e de apreensão da realidade que o cerca, através de um prisma otimista.


EXPOSIÇÕES, MOSTRAS E COLEÇÕES PARTICULARES

· Coletiva no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, por ocasião da Eco-92;
· Exposições individuais no Brasil: Brasília-DF, Curitiba-PR, Caxambu-MG e Rio de Janeiro-RJ;
· Exposições individuais na Europa: Itália, Alemanha e Portugal;
· Acervos particulares no Brasil: Brasília, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
· Acervos particulares na Europa: Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Holanda, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Dubay.



ENDEREÇO

Ateliê Os Curumins
Mercado de Artesanato da Paraíba - MAP
Av. Rui Carneiro, 245 – Tambaú - Loja 69
CEP: 58035-210
João Pessoa-Paraíba-Brasil

CONTATOS:

Tel.: 55-83-9982-4441
        55-83-3247-3135

5 comentários:

ricardo rego de figueiredo melo disse...

um dos melhores trabalho que fiz de filmagem , foi a CARAVANA DA SAUDADE, EM TRIUNFO com o saudoso JOAO CAMPOS e EDINALDO .
uma das coisa que mais desgosto desta terra , e a falta de reconhecimento com as pessoas da TERRA como joao campos e voce proprio que tanto fizeram por essa classe de artesanato.Como vai o netinho vovo ih.ih.ih de 61 anos ,
eu vou bem ,obrigado e meus filhos melhores ainda longe da paraiba.querendo saber de mim , a pagina no orkut e RICARDO MELO.
DEUS te abencoe e foi um prazer ter
conhecido o EDINALDO GONZAGA por 12 anos de minha vida ,um dos melhores artista plastico do mundo ,numa TERRA que nunca reconhecera o seu valor.

gotas disse...

Ednaldo. Lembra da SUAM? Dep. Financeiro? Chefe D. Emília. Sou a Maria das Graças que trabalhou lá. Te procurei no orkut e faz tempo que estou te pedindo para add. Sei que és muito ocupado - grande artista desde aquela época que vc fez um retrato meu, lembras? Bem, se puderes olhe o seu orkut e de lá podemos trocar uma prosa. E aí, já és vovô? Eu já sou. Ficarei muito feliz se eu conseguir entrar em contato com vc. Um abraço.

Raoni Pinheiro disse...

Ola Maria das Graças!
Sou o Filho do Edinaldo, eu que cuido do Blog do Pai, mais aqui no perfil tem os telefones e mail dele(curumins_69@yahoo.com.br).
Entra em Contato com ele pelo tell, ele ficou supreso em lhe reencontrar.
Abraços!

Raoni Pinheiro disse...

Edinaldo,

Graça!
Como Poderia esquecer de início, como vai seu esposo o Sargento, na epoca ele era sargento e estava com problemas com o exercito!
E seus cabelos compridos vc cortou?
E aquele nariz meio cheio vc afilou?
Minha querida amiga, as verdadeiras amizades, nós jamais esquecemos, você, Ivete, Fernando!
Há!, por falar nele! ele esteve aqui na paraiba no meu ateliê por duas vezes, e para minha supresa, quem esteve auqi foi Prof. Toninho, com Nice sua esposa.
É Porque tem outras pessoasque Talvez Falando vc não lembre, por exemplo, a Celia a Telefonista, Margarida que Toninho, comentou que ela estava com probs de SAude, dentre outros Professores estiveram aqui nomeu ateliê.
Mais me manda um e-mail pessoal par ao email: curumins_69@yahoo.com.br.
Meus TEll, estão nos contatos!
Esperarei seu email para retornar com noticias.
Se possivel me mandas teu Tell e contatos por email, pois em breve estarei no Rio.
Obs. sim já sou vovô tb e ele esta disponivel apra namorar com sua neta..hehe..quando vc me mandar seu email lhe envio a foto dele!
Forte Abraços para Todos e aqueles que vc tiver contato daquela epoca passe meu email para eles!

gotas disse...

Mas que emoção. Só hoje entrei aqui e vi a msg para mim já estava meio triste. Mas que felicidade de saber que vc é filho do meu inesquecível amigo. Enviarei detalhes para o e-mail. Um abração afetuoso perfumado e cheio de energias azuladas pra vocês. Agora vou enviar o e-mail.
Paz!!!!